15 janeiro 2015

Frango com dausi/dòuchǐ/black bean


Ahá! Depois do challenge accepted, fiquei super empolgada para começar a série de receitas chinesas! A primeira veio do livro "Classic Chinese Cookbook" da Yan-Kit So. O início do livro é fantástico, tem o detalhamento de ingredientes, equipamentos e algumas técnicas de cozinha chinesa.

Motivo:
Primeiro, precisava ser uma receita com coisas que estou mais ou menos habituada, certo? Então a proteína escolhida foi frango (apesar de estar desejando aprender a fazer porco). O outro critério era ter todos os temperos: dausi adquirido na Liberdade no final de semana, hora de começar!



Dausi/black bean
Nunca ouviu falar disso? É por isso que estou iniciando esses testes! Para aprender mais sobre a cozinha e cultura chinesa! Dausi é como se fala em cantonês. Dòuchǐ é em mandarim. Black Bean Sauce em inglês. Tá tá tá... e finalmente o que é? É um tipo de grão de soja preto que foi fermentado e salgado. Você pode encontrar de várias formas: molho/pasta, grãos, junto de peixes em conserva... Quando fui no Towa comprar, fiquei na dúvida. Uma senhora muito simpática e, pra minha sorte, falante de português-br me ajudou falando como era cada um. Veja, se você não sabe ler chinês ou falar... está na mesma situação que eu. O auxílio foi muito bem-vindo!! (quem sabe um dia essa senhora lê o post... fica aqui meu agradecimento). A versão escolhida depois de uma consulta com minha mãe foi a versão em pasta. 

A receita
Como sempre, eu adapto. Não, não sei fazer exatamente como o original por alguns motivos. Um deles é: nunca ter comido esse prato no original. Outro motivo é porque o degustador oficial aqui de casa não come um dos ingredientes indicados no livro. 
Ahn sim, não estranhem a quantidade. As duas pessoas aqui de casa são pequenos ogros (eu e degustador oficial fazemos muita comida pra sobrar mesmo!)
E vamos lá, aí vai a receita que eu fiz (a original tá no livro que eu comentei no início do post.

(Deu dúvida nos ingredientes? Dá uma olhadinha aqui no dicionário)


Ingredientes

- 1,5kg de sobrecoxa de frango sem pele
- um saco de ervilhas tortas (eu comprei no sacolão, esqueci de ver a quantidade, sorry!)
- 5 a 6 dentes de alho, descascados e cortados em tirinhas
- cebolinha a gosto
- 4 colheres de sopa do dausi
- 2 colheres de sopa vinagre Sanxi 
- um pouco de óleo de gergelim (opcional)

Marinada:
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher de chá de açúcar
- 2 colheres de sopa de molho de soja "light" (ou, aquele que tem sabor e não cor)
- 8 giros do moedor de pimenta do reino
- 4 colheres de chá de vinagre Sanxi
- 2 colheres de chá de amido
- 2 colheres de sopa de clara de ovo batida levemente

Molho:
2 colheres de sopa de amido
8 colheres de caldo de galinha ou de água (usei água)
4 colheres de chá de molho de ostra ou 2 colheres de molho de soja "dark" 

Steps de preparo

1 - Corte o frango em tiras e coloque em uma vasilha.
2- Prepare a marinada: misture o sal, açúcar, molho de soja, pimenta do reino, vinagre, amido e clara de ovo no frango. 



3- Lave e corte as ervilhas tortas


4- Prepare o molho: misture todos os ingredientes (amido, caldo ou água, molho de ostra ou de soja dark)
5- Aqueça a wok e adicione um fio de óleo. Coloque o alho fatiadinho e quando começar a chiar e ourar você coloca cebolinha e o dausi/black bean sauce. Misture bem e coloque o frango e a marinada na wok. Mexa bem para misturar com o molho e espere ficar branquinho.
6- Jogue um pouco do vinagre Sanxi na lateral da wok e espere chiar. Quando o barulho diminuir um pouco adicione as ervilhas tortas. Mexa e adicione o molho que vai servir para engrossar o molho do fundo.


* opcional: assim que servir, adicione umas gotinhas de óleo de gergelim para dar um brilho e perfume extra!

Ta dah!!!


E depois desse post, prometo especificar o que são esses ingredientes mega novos como vinagre Sanxi, os tipos de molho de soja (não, não é só jogar qualquer shoyu) e tals!

RECEITA #1 - CHECK!

Nenhum comentário: